Farmacêuticos de Serviço

Farmacêuticos de Serviço
Somos os Farmacêuticos de Serviço. Este blogue nasce como uma actividade no âmbito de Área de Projecto de Química Aplicada. E esperamos que seja útil a todos os que o visitam. Os Farmacêuticos de Serviço 24 horas por dia ao seu dispor neste portal da Farmacologia!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pharma News: Letras "pequenas" das bulas obrigam doentes a recorrer a uma lupa - notícia Agência Lusa

Lisboa, 13 Jan (Lusa) -


Os folhetos que obrigatoriamente acompanham os medicamentos têm letras demasiado pequenas para alguns doentes que se queixam de precisar de uma lupa para os ler - e as dificuldades aumentam com a idade, precisamente quando se tomam mais remédios.
Manuel Antunes, 66 anos, é diabético e já se habituou à toma diária de medicamentos, acrescidos de outros em alturas de crise. (…). De tempos a tempos, este doente crónico tem necessidade de consultar o folheto informativo (bula) dos medicamentos (…). Mas esta é uma tarefa difícil, já que "as letras são muito pequenas", disse. "Há 15 anos, quando me foi diagnosticada a diabetes, conseguia ler bem a bula mas agora é praticamente impossível".
Farto de pedir à mulher ou aos vizinhos para que estes lhe lessem a bula, decidiu recorrer a uma lupa. (...) Foi a própria dona da loja que lhe recomendou o modelo mais adequado, habituada a pedidos semelhantes por parte dos mais idosos.
Com a lupa (...) Manuel Antunes já se sente mais seguro e só lamenta que, agora que consegue ler as letras, nem sempre entenda o que querem dizer. "É uma linguagem um pouco técnica demais", lamentou.
Esta foi, aliás, uma das deficiências detectadas num estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) que concluiu que a linguagem utilizada pelos laboratórios nas bulas de medicamentos é "confusa, difícil de ler e desactualizada". (…) A informação é muita e poucos os que a entendem (…)

(…) De acordo com as normas em vigor, determinadas pela Comissão Europeia, as informações das bulas devem ser impressas em caracteres com oito pontos Didot (2,96 milímetros) e com um espaço entre linhas de pelo menos três milímetros.

Comentário:
Se consideramos que todos os produtos à venda no mercado deveriam ser sujeitos a uma inspecção minuciosa e constante (mais que um conjunto de leis é necessária aplicação rigorosa das mesmas), a verdade é que quando está implicada a saúde de uma pessoa esses cuidados deveriam ser duplicados, triplicados, quadriplicados... pois os cuidados com a saúde nunca são demasiados.
Se é verdade que os medicamentos são muitos vezes imprescindíveis na terapêutica de algumas doenças, estes também podem causar a morte.
A leitura da bula informativa antes do consumo de qualquer fármaco é , na nossa opinião, de extrema importância pois alerta o doente para o surgimento de um eventual efeito secundário.
Julgámos que todas as bulas informativas deveriam ser constantemente avaliadas quer no que concerne ao tamanho quer no que diz respeito à linguagem, pois é de absoluta importância que estejam acessíveis a qualquer pessoa.

Sem comentários: